Freelancer: Cobre seus clientes de forma profissional

Os desafios de um freelancer vão além de ser seu próprio chefe e definir uma rotina de trabalho eficiente. Além dos resultados que devem ser entregues, é preciso lembrar que você toma conta do negócio inteiro sozinho. Por isso, é necessário também que você cobre seus clientes, controle a parte financeira, seus contatos comerciais e até o marketing da empresa.

A parte das cobranças e finanças, principalmente, pede de uma atenção redobrada e é sobre elas que iremos falar no post de hoje! Ainda tem dúvidas de como organizar seu dinheiro, enviar propostas e até receber dos seus clientes? Vamos tentar solucionar todas as suas dúvidas nesse artigo 🙂

#Controle Financeiro

Existe uma intensa preparação profissional e pessoal antes de chegar na hora do pagamento. Seu negócio precisa estar organizado, funcionando e com clientes. Deixar a parte financeira estável e preparada para surpresas é fundamental para o sucesso de seu negócio. Quanto mais organizado e profissional sua empresa for, mais os clientes à levarão a sério e confiarão no seu trabalho.

Assim, por ter uma renda mensal variável, o freelancer precisa saber seu orçamento e segui-lo à risca para evitar surpresas desagradáveis no final do mês. Com isso, não há espaço para desorganização financeira: o ideal é manter controlado cada um dos seus recebimentos e gastos.

Para manter a organização de sua finanças, defina quais são suas despesas mínimas, tanto pessoais quanto profissionais. Assim, você terá um valor mínimo necessário para fechar o mês tranquilo. Colocar tudo isso no papel, ou em uma planilha, é uma ótima saída para manter o equilíbrio do seu dinheiro. Coloque descrições para não haver confusões de onde veio e para onde foi o dinheiro!

#Propostas Profissionais

Seu negócio está bem definido e você já sabe os serviços e produtos que serão ofertados, certo? Agora é a hora de decidir como você irá apresentar essas propostas aos cliente de maneira profissional e que gere dinheiro.

Conheça seu público, entenda o que ele procura. Confira também o que a concorrência anda fazendo, comparando os erros e acertos para saber qual caminho seguir. Você também pode ter diferentes tipos de apresentações e propostas, voltadas para cada tipo de público que você tiver. Quanto mais personalizado o atendimento, mais chances de conquistar o cliente!

Outra forma de se colocar no mercado de uma maneira profissional é formalizando o seu negócio. Com a facilidade de fazer todo o processo online, você pode se tornar um MEI sem passar por toda a burocracia ou pagar altas taxas. Com o MEI, além dos benefícios e uma garantia de apoio do governo, você consegue um CNPJ e pode emitir notas fiscais!

#Formas de Pagamento

Nada mais amador do que cobrar seu cliente em dinheiro vivo. Além disso, se ele não tiver o valor no momento do pagamento, você fica refém do fiado e pode levar um calote! Para que isso não aconteça e você receba seus valores no período esperado, procure oferecer melhores formas de pagamento ao seus clientes.

Uma solução prática e que engloba todos os pontos acima é o Moneto! O aplicativo transforma seu smartphone em uma maquininha virtual de cartão de crédito para vendas presenciais. Caso não esteja com o cliente, você também pode enviar cobranças por sms e/ou e-mail para o seu cliente, que pode efetuar o pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário.

Além disso, o Moneto te ajuda a fugir do estresse da cobrança e a controlar suas finanças de forma prática, com todas as informações sobre os seus pagamentos direto no seu celular! Você acompanha sua cobranças enviadas, os clientes que já pagaram, visualizaram ou estão em atraso. Para os esquecidos, o aplicativo ainda envia e-mails  de cobrança amigável de forma automática e profissional.

Sem precisar de altos investimentos, você amplia as
alternativas e permitir que mais pessoas possam
ter acesso a seus produtos e serviços.

Com todas essas dicas você consegue fugir do estresse da cobrança e decolar com o seu negócio 🙂

Ainda tem dúvidas sobre o Moneto? Quer saber como fazer vendas parceladas ou receber por boleto? Confira nossos posts e saiba como receber pelo celular ;)