MEI: É preciso declarar Imposto de Renda?

Ser MEI, Microempreendedor Individual, tem a vantagem de pular certas partes burocráticas. Mas isso não quer dizer que não tenha algumas obrigações. Além do preenchimento da DASN, Declaração Anual do Simples Nacional, e alguns MEIs também devem declarar o Imposto de Renda para ficar em dia com a Receita Federal.

Seja qual for o seu caso, é preciso ficar atento às datas limites de entrega de cada processo. O IRPF tem o prazo limite em 28 de abril, e o DASN ate o final do mês de maio. Abaixo, te ajudamos a entender melhor cada um deles.

#Imposto de Renda

Mesmo sendo MEI, alguns empreendedores ainda precisam declarar seu Imposto de Renda como pessoa física. Isso acontece por conta dos valores limites que podem ser recebidos e devem ser declarados. Nesse link, você verifica precisa ou não declarar seu Imposto de Renda como Pessoa Física, mesmo sendo MEI.

#DASN

Assim como toda a declaração mensal feita pelo MEI, a DASN também é feita pelo site do Simples Nacional, na área “DASN SIMEI –Declaração Anual para o MEI”. Após logar em sua conta, você precisará preencher os dados necessários para poder avançar com o processo. Ao finalizar, uma tabela com detalhes preenchidos e do que foi pago no ano será exibida. Nela, você pode revisar as informações, além dos valores que foram destinados à Previdência, demais benefícios e impostos.

O último momento é quando o recibo de sua declaração é emitido. Com ele, você verifica se o limite de faturamento do MEI foi ultrapassado ou não. Em caso positivo, será disponibilizada também a guia do imposto adicional pelo que foi excedido e deve ser pago.

Não atrase! Na hipótese de não cumprir o prazo, em ambos os processos, há uma multa. 

A declaração de imposto de renda para MEI é simples. Mas se você ainda tem alguma dúvida, estamos aqui para te ajudar!