Vendas por Boleto: com o Moneto é fácil!

O boleto bancário é uma ótima opção de pagamento à vista, principalmente para quem trabalha com vendas online. Ao entregar o produto somente após o pagamento do boleto, não existe chances de prejuízo e seu dinheiro gira rapidamente. O que não acontece com o cartão de crédito.

Por muitas vezes se tratar de um processo mais trabalhoso, muitos comerciantes e empresários não cogitam essa opção de pagamento. Mas hoje, vamos mostrar como é fácil oferecer o boleto como uma opção de pagamento ao seu cliente.

#Boleto Registrado e Sem Registro

Existem dois tipos de Boleto: com ou sem registro. O primeiro, que além de mais seguro, é uma opção com custos altos para quem precisa receber pagamentos, já que cobra taxas de emissão, cancelamento e baixa. Essas taxas são cobradas devido ao processo mais detalhado e cauteloso, já que possui dados do pagador, impede pagamentos em duplicidade e consegue rastrear o pagamento, possibilitando um maior controle. Para essa operação, quem emitir o boleto precisa passar as informações de seu cliente, como CNPJ ou CPF. 

O boleto registrado também pode ser protestado, gerando mais garantias caso seu cliente não pague a dívida. 

Por não conter tantas informações e segurança como o anterior, o Boleto sem Registro tem tem uma única taxa, cobrada somente se o boleto for pago. Por esse motivo, muitos comerciantes optam por essa opção de pagamento já que, mesmo correndo riscos de fraude, o custo é menor. 

Nesse caso, também não há prazo para pagamento, informações sobre o pagador e não há como protestar o boleto.

#Recebendo por Boleto com o Moneto

Não precisa de CNPJ ou autorização do seu banco! Com o Moneto, você envia cobranças por e-mail e sms para o seu cliente, que pode pagar com cartão de crédito ou boleto.

Você pode selecionar o valor, prazo de vencimento e a forma de pagamento. Ao inserir os dados do cliente e enviar a cobrança, ele receberá em casa o link para realizar o pagamento em nosso ambiente web.

Você acompanha todos os passos do seu cliente, sabendo se ele visualizou o e-mail, se gerou o boleto, se está atrasado ou se já realizou o pagamento. Após o pagamento, o dinheiro estará disponível para saque em dois dias na sua conta Moneto.

#Mudanças pela FEBRABAN

Em 2015, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), anunciou um pacote de mudanças em meios de pagamento. Com a Nova Plataforma de Cobrança, o boleto sem registrado será extinto. Mas não são só as regras para emissão de boleto que irão mudar: essas atualizações visam diminuir o número de fraudes e lavagem de dinheiro, além de garantir ainda mais a segurança e transparência para o pagador. Futuramente, planejam também acabar com o boleto impresso, mantendo somente a versão digital.

Agora que você já entende sobre pagamentos por Boleto com o Moneto, ofereça aos seus clientes!